Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

ICMBio lança guia de educação ambiental

Em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, foi lançado no Parque Nacional do Iguaçu o guia “Educação Ambiental em Unidades de Conservação: Ações voltadas para Comunidades Escolares no contexto da Gestão Pública da Biodiversidade”.

A publicação foi liderada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e produzida em parceria com a organização não-governamental WWF-Brasil. O guia conta com diretrizes e orientações baseadas em ações de Educação Ambiental desenvolvidas em escolas no interior e entorno de unidades de conservação.

As diretrizes gerais e orientações metodológicas contidas na publicação nasceram de encontros e trocas de experiências entre representantes destas entidades, conforme explica Mariele Xavier, analista ambiental do Parque Nacional do Iguaçu:

Essa é uma demanda para o ICMBio das unidades de conservação trabalharem a educação ambiental com os sujeitos da educação formal (com as comunidade escolares). Até então não tínhamos diretrizes e orientações claras de como o gestor de unidades de conservação pode trabalhar com as comunidades escolares envolvidas nesse território, seja dentro ou fora das unidades, dependendo da sua categoria. Então a coordenação de Educação Ambiental do ICMBio em Brasília organizou junto com a WWF-Brasil duas oficinas, convidando gestores de unidades de conservação e parceiros que já têm experiência nesse trabalho com comunidades escolares. Então participamos de duas oficinas em Brasília (DF) e construímos esse guia, que é um material orientador e inspirador para aqueles gestores que queiram ou tenham a necessidade de envolver esse sujeito da educação formal no contexto da gestão pública da unidade de conservação”.

O lançamento do guia foi realizado no Parque Nacional do Iguaçu em virtude do local ser considerado referência em educação ambiental na gestão pública da biodiversidade com comunidades escolares.

Hoje temos projetos com diferentes sujeitos. Um deles é o curso da Escola-Parque que oferecemos para professores e técnicos dos municípios. Atendemos grupos organizados (a maioria deles de escolas) para fazer uma visita ao Parque, entendendo que aqui é uma unidade de conservação. Temos a Gincana Ecológica, que esse ano tem como tema o centenário da passagem de Santos Dumont pelo Parque Nacional, que envolve crianças dos quartos anos das escolas municipais. E também temos as datas comemorativas do Meio Ambiente, então temos vários projetos tentando atender os diferentes sujeitos que estão envolvidos na gestão desse espaço, que é o Parque Nacional do Iguaçu”.

Também participaram da criação do guia o Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS) e a Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem).
A publicação pode ser baixada gratuitamente em http://goo.gl/8gZw2Z.


Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados