Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Projeto propõe utilização de recursos didáticos para abordar o tema água

O projeto possui etapas que visam a construção dos recursos didáticos metodológicos como jogos educacionais, jogos digitais, vídeos educativo, entre outros

Acadêmicos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) desenvolvem um projeto que tem como foco a elaboração de recursos didáticos para abordar o tema água. Maria Graça Porto, professora de Química da Unila e coordenadora do projeto explica o objetivo da pesquisa:


“O projeto de Construção de recursos didáticos para o empoderamento da temática água” surgiu mediante a necessidade de melhorias que sejam exequíveis para o ensino de ciências ofertados na educação básica no Brasil, almejando também as escolas dos países latino-americanos e caribenhos contribuindo, deste modo, com a proposta da Unila. Assim, no âmbito do projeto vem sendo planejadas e executadas ações que visam a construção de diferentes jogos didáticos tais como analógicos e digitais, um site educacional, um curso de formação continuada de professores, mostrando como inserir o tema água em sala de aula, por meio de diferentes enfoques teóricos e metodológicos, entre outros recursos didático-pedagógicos”.

A iniciativa foi selecionada pelo Programa de Apoio à Produção de Material Didático para Educação Básica – Projeto Água, por meio do edital da Capes e da Agência Nacional de Águas (ANA). O projeto teve nota máxima e ficou em sétimo lugar geral, entre 72 instituições de ensino superior do Brasil.


“A ideia emergiu mediante a um apoio lançado pela Capes em parceria com a Agência Nacional de Águas, por meio de um edital que visava selecionar projetos que tivessem como objeto a produção de material didático voltado para o tema água e que pudessem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem das escolas de educação básica. Atualmente, temos alunos nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza e Química, atuando no projeto, ou seja, estamos elaborando estratégias diversificativas sobre a temática água que serão em breve disponibilizadas para professores”.

O projeto possui etapas que visam a construção dos recursos didáticos metodológicos como jogos educacionais, jogos digitais, vídeos educativos, elaboração de um site, além da oferta de oficina. As ações visam contribuir com a formação continuada de professores da educação básica além de promover a popularização, conscientização, entretenimento, aprendizagem, entre outros benefícios relacionados ao tema água.


“Para tanto, estamos articulando algumas parcerias que são de extrema importância, tais como a escola parque e o Núcleo Regional de Educação. Esta etapa do projeto ocorrerá em novembro em comemoração ao dia do rio e, por fim, a divulgação de todas as estratégias construídas e consolidadas ao longo do projeto tanto nas escolas da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu, como nas escolas do países circunvizinhos”.

Todos os materiais produzidos serão de domínio público e terão ampla divulgação por veículos de comunicação.
Última modificação em Quinta, 25 Agosto 2016 19:45
Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados