Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Projeto Geo na Escola ajuda professores com conteúdos gratuitos de geotecnologia

Atrair a atenção de alunos, cada vez mais envolvidos com tecnologia, não é uma tarefa fácil para professores. Pensando na dificuldade em aplicar formas diferentes de ensino, o projeto Geo na Escola propõe a utilização de mídias digitais e softwares de geotecnologia dentro dos conteúdos propostos nas diretrizes escolares. Ana Flávia de Oliveira, criadora do projeto, explica o objetivo:

“Comecei a fazer algumas publicações e posts referentes à utilização dessas mídias digitais de geotecnologia, utilização de softwares, imagens de satélite, dentro dos conteúdos propostos nas diretrizes escolares. Junto com a equipe e junto com alguns outros parceiros que já fazem parte fizemos alguns vídeos e a intenção é justamente incluir geotecnologias dentro da sala de aula para facilitar o ensino e para tornar esse processo de ensino aprendizagem dos alunos numa coisa mais dinâmica e mais gostosa de se ver”.

Os materiais são gratuitos podem ser encontrados no blog do Instituto Geo Eduque (www.geoeduc.com). Lá foram disponibilizados tutoriais com as atividades, além do conteúdo escrito. A intenção é que todos os professores, de qualquer realidade, possam utilizar, por isso algumas atividades não implicam em ter laboratório de informática ou alguma infraestrutura básica.

“A gente propõe algumas atividades que não exigem que os alunos estejam conectados, por exemplo, a utilização de imagens de satélite para análise de imagens históricas do Google, por exemplo, em que a gente já leva o material impresso para sala de aula. Ou então a gente leva imagens para fazer maquetes em sala de aula, com papelão, com cola, com tesoura, com materiais que são fáceis e baratos para as escolas públicas poderem utilizar também”.

Para que as atividades se aproximem da realidade em sala de aula, professores participam com comentários e sugestões. Além disso, algumas parcerias já foram firmadas e professores podem contribuir com tutoriais.

“Arlete Meneguette, da Unesp de Presidente Prudente, ela trabalha muito com os produtos do Google e ela faz vários tutoriais para a gente, para aplicação desses softwares, de imagem 3D, todos os produtos do Google, de forma que a gente possa aplicar de fato na sala de aula. A gente tem o intuito de fazer mais para frente vídeos quinzenais e a gente quer fazer um e-book também compilando todos esses conteúdos”.

Entre os conteúdos disponíveis estão mapas mentais para aulas de urbanização, conteúdos de urbanização, croqui de casa à escola, construção de maquetes com imagens de satélite, construção de um mapa de casa à escola no Google Maps, construção de maquetes em 3D no Google sketchup.
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados